Como cuidar das unhas fracas e quebradiças

Sofrendo para cuidar das unhas fracas e quebradiças? Hoje trazemos neste post algumas dicas que podem te ajudar a ter unhas mais bonitas e saudáveis.

Em alguns casos, quando falamos em cuidar das unhas, muitas mulheres só pensam em mantê-las decoradas, com esmaltes. Mas a verdade é que o cuidado com as unhas vai muito além disso.

Muitos fatores podem contribuir para que você fique com unhas fracas e quebradiças. Desde produtos que você usa, que podem ter substâncias agressivas, fungos ou bactérias, doenças como anemia ou hipotireoidismo, até uma alimentação fraca em nutrientes vitais como vitaminas e minerais.

O que fazer para cuidar das unhas fracas e quebradiças

Como cuidar das unhas fracas e quebradiças

Cuidar das unhas fracas e quebradiças não exigem muito esforço, mas sim dedicação. Ao notar que suas unhas estão quebrando demais ou com aparência opaca, com manchas, é hora de procurar um tratamento. Se uma mudança de hábitos não surgir efeito, não hesite em procurar um médico para averiguar quais as reais causas das suas unhas fracas. Em alguns casos pode ser sintoma de uma doença grave.

Veja algumas dicas para cuidar das unhas fracas e quebradiças

Você pode testar estas dicas para melhorar a saúde das suas unhas. Já testamos várias delas e deu certo! Mas nós não nos responsabilizamos pelos resultados. É importante antes de utilizar qualquer produto, verificar sua composição para saber se não há alguma substância que você seja alérgica.

Use removedor de esmaltes sem acetona

A acetona é uma substância que resseca muito as unhas. Unhas ressecadas se tornam naturalmente mais fracas. Sempre procure nas farmácias por removedores sem esta substância.

Não retire as cutículas

Muita gente acredita que retirar a cutícula vai deixar a unha mais bonita. Mas não! Ao remover as cutículas das unhas, você abre uma porta para entradas de bactérias que podem resultar em micose mais tarde. As cutículas estão ali justamente para proteger suas unhas.

Use esmaltes, mas não todos os dias da semana

Como cuidar das unhas fracas e quebradiças

Os esmaltes com certeza deixam suas unhas lindas, porém é importante deixar as unhas “respirarem”. Procure não utilizar esmalte em todos os dias da semana.

Use sempre seus próprios instrumentos para fazer as unhas

Esta dica é para quem costuma fazer as unhas com manicures ou em salões de beleza. Use sempre seu próprio alicate, tesoura, lixa e todo material necessário. Por mais que a profissional que está do outro lado tenha cuidado com os equipamentos, você pode estar sujeita a pegar micoses ou até doenças mais graves como a hepatite. Usar o seu material não é vergonha alguma.

Use luvas

Procure usar luvas para lavar a louça, fazer faxina. Nestas situações, geralmente você manuseia produtos que podem ter substâncias abrasivas e nocivas para as unhas. Usar luvas é a forma mais eficiente de protegê-las.

Faça hidratação nas unhas todos os dias

Ao contrário dos cabelos, que você pode fazer uma hidratação semanal, as unhas merecem cuidados diários. Sempre separe um tempo para aplicar um óleo ou cremes hidratantes para unhas e cutículas. O óleo de cravo, além de fortalecer, também é um ótimo bactericida que ajuda a evitar as micoses. Use hidratantes para as mãos também.

Use fortalecedores de unhas

Nas farmácias é possível encontrar vários fortalecedores de unhas. Descubra uma marca que te agrade mais e use-a com frequência. O resultado vem aos poucos, por isso é importante manter o tratamento constantemente.

-> Veja: Como endurecer as unhas.

Melhore sua alimentação

Esta é uma das dicas mais importantes para cuidar das unhas fracas e quebradiças. Você precisa mesmo melhorar sua alimentação, introduzindo alimentos ricos em vitaminas, cálcio e outros minerais.

-> Leia: Lista com alimentos ricos em cálcio.

Caso tenha dúvidas para montar um cardápio saudável, procure uma nutricionista. Hoje em dia é possível conseguir consultas gratuitas em postos de saúde.

O que você faz para cuidar melhor das suas unhas e evitar que elas fiquem quebradiças e fracas? Deixem suas dicas na área de comentários!

Deixe um comentário