Como evitar unhas fracas e quebradiças

Hoje nós queremos te ensinar a evitar unhas fracas e quebradiças. Afinal, este pode se tornar um verdadeiro pesadelo para algumas mulheres.

O simples fato de não conseguir deixar as unhas crescerem até o tamanho desejado ou quebrarem com facilidade, pode ser revertido. Tudo que você vai precisar é de um pouco de paciência e uma atenção maior com suas unhas.

Quais os sintomas e o que pode deixar as unhas mais fracas?

Alguns exemplos de sintomas de unhas fracas:

  • Unha extremamente fina. Muitas vezes pode ser comparada até a papel;
  • Manchas amarelas nas unhas;
  • Demoram demais a crescer;
  • Quebram com muita facilidade, mesmo quando não há motivos para tal.

Geralmente estes problemas podem ser causados por uma série de fatores, tais como:

  • Falta de vitaminas e minerais essenciais;
  • Doenças das unhas (Como evitar doenças nas unhas);
  • Agentes externos (como produtos de limpeza, etc);
  • Traumas nas unhas;
  • Doenças como anemia, hipotireoidismo, má absorção de nutrientes, etc;
  • Falta de cálcio no organismo;
  • Menopausa.

O que fazer para evitar unhas fracas e quebradiças

Você pode tomar algumas medidas simples para evitar unhas fracas e quebradiças. Mas é sempre bom afirmar que, caso os sintomas persistam, é importante procurar um médico.

Alterações nas unhas em alguns casos, podem ser sinais de outras doenças mais graves. Sendo assim, ao invés de permanecer com a dúvida, melhor averiguar a fundo as causas do problema, para realizar o tratamento adequado.

Como evitar unhas fracas e quebradiças

Se as unhas estão fracas ou quebradiças, faça o seguinte:

Tenha uma alimentação mais saudável

Em muitos casos, as unhas ficam fracas justamente por falta de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde. Procure ingerir alimentos com muito cálcio como o espinafre, o brócolis, a couve. Procure variar bastante o seu cardápio com comida de verdade, evitando alimentos industrializados e ultraprocessados.

Deixe a unha “respirar”

Se você usa esmalte constantemente, separe ao menos um ou dois dias na semana para deixar sua unha “respirar”. Remova o esmalte e utilize apenas hidratante para as mãos, nada mais. Os esmaltes deixam nossas unhas lindas, porém eles as agridem demais.

Faça hidratação nas unhas sempre que possível

Quando suas unhas estiverem sem esmalte, faça o máximo de hidratações possíveis. Você pode usar hidratantes específicos para as unhas (mas cremes para as mãos também já ajudam bastante) ou então usar óleos como os de amêndoas, cravo, rícino e até o azeite de oliva.

Faça alongamento de unhas

O alongamento de unhas pode ser uma boa alternativa para quem sofre com unhas que quebram demais. Elas proporcionam uma boa proteção para as unhas. Mas lembre-se que o procedimento deve ser feito com um profissional qualificado e que use materiais de qualidade.

Use luvas para lavar a louça ou realizar procedimentos de limpeza

Os produtos de limpeza ou outros produtos químicos são muito agressivos para as unhas. Se as unhas estão muito fracas, o ideal é diminuir o contato com estes produtos o máximo possível.

Cuidar das unhas

Receitas caseiras para fortalecer as unhas

Para encerrar, deixamos para você uma receita muito simples que vai ajudar a evitar unhas fracas e quebradiças, além de não custar uma fortuna.

Você vai precisar de: Um vidrinho de base para fortalecer unhas, meio dente de alho bem amassado e um cravo da índia. Basta adicionar os dois ingredientes na base para unhas e misturar bem.

Aplique esta base nas unhas por no mínimo duas semanas. O alho ajuda a remover as bactérias, assim como o cravo da índia. Pode ficar despreocupada também que suas unhas não ficarão com cheiro de alho.

Veja também: Mais dicas para ter unhas bonitas e fortes.

Deixe um comentário